Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Medida provisória 669/2015 rejeitada pelo Parlamento

Será ensaio para o tão falado impeachment?!

Medida provisria 6692015 rejeitada pelo Parlamento

A medida provisória 669/2015, publicada pelo governo na última sexta-feira cujo objetivo é aliviar os gastos com mão-de-obra das empresas e estimular a economia, foi devolvida ao governo federal com fundamento na sua inconstitucionalidade. É interessante notar o estardalhaço midiático em torno do controle da constitucionalidade das chamadas medidas provisórias.

Trata-se de um expediente comezinho nas salas de aula do curso de Direito pelas universidades país afora. Então por que diabos causou tanto frenesi?! Ao contrário do que se verifica na jurisprudência do Supremo, há de se admitir que na história das medidas provisórias brasileiras não há notícia de rejeição pelo Congresso pela não observância dos pressupostos constitucionais de validade, quais sejam, relevância e urgência.

Seria a Corte suprema imparcial no exercício da sua função precípua ou mais corajosa para engrossar a fileira da oposição ao governo? Certo é que, no Brasil, a legislação de urgência é arma poderosa do governo federal pelo simples fato de poderem "trancar a pauta" se não forem apreciadas 45 dias após sua promulgação.

Engana-se quem pensa que perdem a eficácia após decurso do prazo. Basta ler com atenção os §§ 3º e do art. 62 da CRFB/88 e constatar a "pegadinha". O país não é sério, embora os constitucionalistas (me incluo aí!) tentem conferir seriedade a nossa Magna Carta. E daí o que se segue é o enfrentamento que o Senado Federal está fazendo ao governo da presidenta e do seu partido.

  • Sobre o autorEM DEFESA DOS DIREITOS E DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS.
  • Publicações6
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medida-provisoria-669-2015-rejeitada-pelo-parlamento/171026672

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A mídia dá um destaque enorme a esse tipo de medida, engessa o governo para mostrar a nação que quem a dirige é incompetente.
Infelizmente o nosso legislativo não é sério, a disputa que existe dentro é o de poder, de enfrentamentoe não de decisões sérias visando o bem estar da nação.
Deveria existir pré requisito para um candidato a deputados e senadores. Além disso, não podem se reeleger e acabar com a famosa previdência social dos mesmos. Reduzir o número de parlamentares e seus salários e ajudas de custo só seriam concretizados através da aprovação da população, Eles recebem fábulas, e quase nada fazem em benefício do povo que os sustenta. Tem que ser extinta legendas.
Lendo as pautas de senadores e deputados, nada produziram até o momento, aliás uma pouca minoria tem competência para serym verdadeiro parlamentar, estão mais preocupados com seus ganhos e só não emplacou a viagem de avião de suas mulheres porque o povo reagiu. Não vejorazão de sustentarmos um grupo enorme de parlamentares que poucos produzem, deveria haver um documento orientando a população para conferir o que esses "ditos" cidadãos da lei estão fazendo em nosso nome. continuar lendo

Professora Fabiana,gostei do seu texto.Parabéns.!! continuar lendo